Queijo com Quê?

Dicas de combinações com queijos pra você montar sua tábua e servir bonito!

6/9/20213 min read

Se tem uma coisa que eleva o nível dos petiscos servidos na sua festinha, essa coisa é: QUEIJO. Um bom queijo não precisa de grandes apresentações, introduções ou frufrus, ele reina absoluto e é foco das atenções de meia humanidade. Eu diria que da humanidade inteira, mas há que se contabilizar os "do contra". Se bem que eu tenho minhas convicções: quem não gosta de queijo, bom sujeito não é!

Os queijos mais caros, se combinados com outros sabores, harmonizam com vinhos, com cervejas, com o cafés! Com o que sua imaginação mandar, na verdade.

E uma grande insegurança dos que não manjam tanto dos paranauês gastronômicos é: que queijo combina com o quê? Então, pra te ajudar, vamos ilustrar algumas combinações básicas e deliciosas:

Brie + figos + castanhas de caju

Brie ou camembert combinam muito com figos, tanto secos quanto frescos e eu diria que até figos em calda podem ficar deliciosos nesta combinação, cada qual com seus encantos. Na falta do figo, geléia de figo, sem problemas, faz esse papel com maestria. A dupla vai muito bem com castanhas, que seriam facilmente susbtituídas por amêndoas, pistache, nozes... E mel por cima deste trio, misericórdia, fica magnífico!

Gorgonzola + damascos + nozes

Esta combinação é a minha preferida, perco a linha, vendo a roupa do corpo e não tenho limites: gorgonzola com damasco - ou geléia de damasco - e nozes vai bem demais! E não só na sua tábua de queijos, mas pra rechear pães, folhados, doces, assados... babei.

Grana Padano + Mel + Prosciutto

A riqueza desses sabores é viciante. O paladar adocicado, porém salgado e delicioso do grana padano, a doçura do mel e o sal do prosciutto formam uma combinação não só deliciosa como chique demais - inclusive porque é caríssima! Na falta do prosciutto, copa faz esse papel muito bem, e um bom parmesão também substitui o grana padano. Difícil é se controlar.

Brie + tomate seco + rúcula

Essa combinação é clássica e maravilhosa, e o camembert também fica bem bom no lugar do brie. Tomates secos em azeite e pedaços de brie em uma cama de rúcula ficam deliciosos! Para acompanhar torradas, carpaccio, dentro de um pão ou para um risoto, nossa, não tem erro!

Brie + uvas + amêndoas

Sugiro que você peque um brie ou camembert inteiro, corte a tampinha, posicione uvas por cima, amêndoas e leve ao forno até derreter o interior do queijo e as uvas darem uma murchada. Na saída, tempere com sal, pimenta do reino e mel. Olha, fica DIVINO!